Data Nacional da Polônia

Atualizado: 25 de Nov de 2018

A República da Polônia celebrou no último dia 11 de novembro o centenário da retomada de sua Independência, após 123 anos de dominação estrangeira.

Nesse sentido, a Embaixada da Polônia em Brasília não poderia deixar de celebrar, organizando um lindo concerto polonês no dia 20 de novembro, com apoio da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O jovem pianista Szymon Nehring foi a estrela da noite ao executar o Concerto para piano nº1 do compositor Fryderyk Chopin, também polonês.


O Dia da Independência da Polônia (conhecido em polonês como Narodowe Święto Niepodległości) é a festa nacional celebrada a cada ano no dia 11 de novembro, quando a Polônia comemora o aniversário da fundação da Segunda República da Polônia, 123 anos após a divisão da Polônia em 1795 pela Rússia, Prússia e Áustria. Protagonista deste evento, ainda lembrado durante esse aniversário como o grande herói nacional que foi, é o general polaco Józef Piłsudski.


Esse evento nacional continua a ser a festa nacional polonesa por excelência, juntamente com o Dia da Constituição (Święto Konstytucji 3 Maja como dizem os poloneses), que acontece em 3 de maio e comemora o estabelecimento da primeira Constituição polonesa de maio de 1791, a primeira constituição democrática da Europa e uma das primeiras do mundo. Na Polônia, o evento é comemorado com reuniões familiares, paradas, concertos e shows de fogos de artifício.

Fryderyk Chopin (1810-1849).

Chopin foi o maior compositor de música erudita polonês, dando nome a diversos monumentos na Polônia e até mesmo o Aeroporto de Varsóvia. Seu Concerto para piano nº1, composto em 1830, é uma de suas obras mais especiais. Em Brasília, o talentoso pianista Szymon Nehring se encarregou de apresentar a peça junto à Orquestra Sinfônica de Brasília, sob regência do maestro Bahman Saless. O concerto também contou com obras de Johannes Brahms e Antonín Dvořák.

O MUNDO DIPLOMÁTICO