Diplomata da Sérvia recebe honraria em reunião com a ABRAJINTER


A Chefe da Missão da Embaixada da Sérvia no Brasil, Jelena Blazevic, reuniu um grupo de 20 jornalistas da ABRAJINTER para uma palestra demonstrativa sobre a Sérvia, seguida de um almoco da culinária tradicional do País . Na Ocasião foi concedida uma placa de homenagem de Diplomata do Ano de 2022 a Blazevic devido a sua interacão com jornalistas brasileiros por formacão e grande imprensa Brasileira . Sua maneira democrática e aberta de expressão e sua amizade com jornalistas foi fundamental para a escolha da honraria. Jelena foi a primeira Diplomata a receber o Título no ano de 2022.

Membros da Abrajinter jornalistas: Milton Atanazio, Gustavo Frasão e Fabiana Ceyhan entregam a horaria a Jelena
Membros da Abrajinter jornalistas: Milton Atanazio, Gustavo Frasão e Fabiana Ceyhan entregam a horaria a Jelena

Ao fazer o uso das palavras, Jelena Blazevic apresentou a Sérvia e fez as seguintes colocacões: Rica em recursos, com uma localização atrativa, infraestrutura de um país desenvolvido, uma legislação favorável para os negócios, administração eficiente e uma força de trabalho qualificada, fazem da Sérvia um paraíso para investimentos por definição. A Sérvia fica no Sudeste da Europa, parte central dos Balcãs Ocidentais. Capital: Belgrado, cerca de 2 milhões habitantes, comparada com o Brasil Sérvia ocupa o território da Santa Catarina, é um país pequeno, mas com posicionamento muito estratégico. Hoje a Sérvia é uma democracia estável com fortes reformas impulsionadas pelo governo, avançando rumo à adesão à UE e atraindo muitos grandes atores dos negócios de todo o mundo. Muitas empresas com global já reconheceram as vantagens de se investir na Sérvia, que incluem custos operacionais competitivos, livre acesso alfandegário a 1,3 bilhão de consumidores, assim como benefícios e incentivos financeiros concedidos pelo governo, para apoiar pro ativamente os investidores estrangeiros.

Jornalistas da Grande mídia brasileira degustam comidas tradicionais da Sérvia
Jornalistas da Grande mídia brasileira degustam comidas tradicionais da Sérvia

Pontos destacados sobre a Sérvia durante a apresentacão da Diplomata:LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IDEAL Nos principais corredores rodoviários entre a Europa Central e Turquia Largos investimentos em infraestrutura: – estradas foram quase todas duplicadas durante a ultima década – Numerosos projetos de rodovias estão sob implementação;Conectada pelo rio Danúbio com países da Europa Central pelo oeste e com o Mar Negro pelo leste transportes de baixo custo: Construção de novas ferrovias e reconstrução das existentes estão entre as principais prioridades do governo Dois aeroportos internacionais de carga nas cidades de Belgrado e Nis ACORDOS DE LIVRE-COMÉRCIO Mercadorias feitas na Sérvia beneficiam-se de Acordos de Livre- Comércio e Sistema Geral de Preferências, com colocação em mercados de até 1.3 bilhão de pessoas. WB6 – INDICADORES ECONÔMICOS – De 2014 a 2020, o PIB regional cresceu 28,0% (crescimento médio anual de 4,2%) incluindo o decréscimo de 2020 causado pela COVID. – Desde o início das negociações para associação na UE o PIB está crescendo. – Perspectiva para UE – Forte sinal de crescimentoAMBIENTE FAVORÁVEL AOS NEGÓCIOS Infraestrutura funcional: – transporte – energia – telecomunicações Baixo custo de operações: O mais baixo custo de eletricidade e serviços postais na região Força de trabalho altamente motivada Política fiscal competitiva Tendência de ser uma das Localizações Globais da IBM em 2017 e 2018: A Sérvia foi um Líder mundial no número de novos empregos criados. Elogiado pela Financial Times: O primeiro de 94 países do mundo pelo índice de desempenho em Investimento Estrangeiro Direto FORÇA DE TRABALHO ALTAMENTE QUALIFICADA Ensino técnico de máxima qualidade em ambos os níveis escolares médio e superior – Alto nível de proficiência do idioma inglês, em 2018, pela lista “Education First” – A Sérvia está ranqueada em 18° entre 88 países no mundo- Possui uma força jovem de trabalho altamente qualificada com cerca de 50.000 graduados em universidades e faculdades de graduações, e 75.000 escolas graduados em escolas de nível médio todo ano. Além do inglês, jovens graduados falam outras línguas, primariamente alemão, francês, italiano e russo. OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO Programa de investimento Sérvia 2025 – Investimentos estatais de 14 bilhões de euros . Estradas . Metrô e ferrovias . Abastecimento de água e esgoto . Centros esportivos e estádios . Assistência médica . Turismo


O MUNDO DIPLOMÁTICO