Embaixada da Turquia comemora o 29 de outubro - confira a mensagem do Presidente Tayip Erdogan

O Embaixador da Turquia no Brasil, Murat Yavus Ates, reuniu convidados para celebrar o dia 29 de outubro, na sede da embaixada em Brasília,na importante data para a nação turca. Na ocasião o embaixador transmitiu a mensagem do presidente Tayip Erdogan e explicou aos presentes sobre a posição estratégica em que a Turquia se encontra no mundo, localizada bem no centro do planeta, causando assim muitas especulações e tentativas de minar a economia, a paz e outros aspectos importantes do país. O diplomata enfatizou também a tentativa de golpe que a Turquia recebeu por grupos considerados terroristas por seu governo.


Na recepção estavam presentes vários embaixadores estrangeiros e membros do Itamaraty, a cooperação com o Brasil foi mencionada , e segundo Murat Yavuz Ates o Brasil é o parceiro estratégico da Turquia na América do Sul e muitos negócios bilaterais fazem parte das relações amistosas e de longa data.


A culinária turca também foi o destaque da noite, servida aos convidados e preparada pelo chefe de cozinha turco, Engin Akbas.


Fotos : Cidália Varela



Seguem partes do discurso presidencial, proferido em 29 de outubro em 2019


“No 96º aniversário da Proclamação de nossa República, lembro com respeito a todos os nossos heróis, começar com Ghazi Mustafa Kemal Atatürk, que contribuiu para a vitória em nossa Guerra da Independência e para a fundação de nosso novo estado”, disse o presidente Erdoğan.


.“A Síria se tornou uma arena para os poderes que projetam na região”

Observando que as organizações terroristas, apesar do enorme apoio que obtiveram, não foram capazes de obter sucesso na Turquia devido à posição forte e determinada da nação turca, o Presidente Erdoğan disse: “A Turquia mostrou o que pode fazer por seus próprios meios e de vontade própria e sem permissão, quando se trata de segurança nacional e responsabilidades históricas. ”


"A Turquia, através de sua luta contra o terror, expôs a atitude hipócrita e ambivalente exibida no mundo, principalmente nos países ocidentais, em relação às organizações terroristas", disse o presidente Erdoğan.


“Se alguém que não a Turquia alegar se preocupar com direitos humanos, vidas inocentes ou o futuro do povo sírio, deixe-me esclarecer, eles estão mentindo. Nas últimas duas semanas, foi mais uma vez revelado que o principal objetivo dos países interessados ​​na Síria, exceto a Turquia, é controlar os recursos petrolíferos ”, afirmou o presidente Erdoğan.

Observando que a Síria se tornou uma arena para os poderes que têm projetos na região, o Presidente Erdoğan disse: “A Turquia é o único país que vê, ao olhar para a Síria, pessoas, vidas, irmãos e irmãs, em oposição ao petróleo e uma oportunidade de ganhar poder."


MEMORANDO COM A RÚSSIA


Recordando o memorando de entendimento assinado com a Rússia e que o prazo de 150 horas para a organização terrorista deixar a zona designada expirou, o Presidente Erdoğan disse: "A Rússia informou nossas autoridades que as organizações terroristas foram completamente removidas da área".

Observando que os prazos estabelecidos após os acordos com os EUA e a Rússia expiraram e que eles terão conversações no dia seguinte, o Presidente Erdoğan disse: “Com essas conversas, pretendemos alcançar resultados o mais rápido possível. Nós não estamos lá para ficar. Temos apenas um objetivo: estamos lá para limpar a área das organizações terroristas. Porque essas organizações terroristas estão assediando nosso país. Estamos lá para salvar as pessoas dessas organizações terroristas. ”


"Gostaria de ter misericórdia de Allah para todos os nossos mártires que pagaram o preço de nossas vidas na geografia mais popular em que a luta é realizada há mil anos. Como nação e estado, estivemos em uma luta histórica novamente nos últimos anos para proteger nossa existência e nosso futuro. Todos os eventos que sofremos, desde os ataques de organizações terroristas até a traiçoeira tentativa de golpe de Estado de 15 de julho, são manifestações dessa luta histórica. O Escudo do Eufrates, o Ramo de Oliveira e as Operações da Primavera da Paz, que realizamos na Síria, também fazem parte dessa luta. 'Ataques versáteis continuam ininterruptos' Damos uma semelhante à nossa Guerra da Independência, que começamos há um século e coroamos estabelecendo nossa nova República, com diferentes imagens e métodos. Todos os tipos de jogos e Embaixada da Turquia comemora o 29 de outubro - confira a mensagem do Presidente Tayip Erdogan em Português.todos os tipos de travessuras que visam perturbar nossa unidade e solidariedade nacionais são exibidos. Da segurança de nossas fronteiras à nossa economia, os ataques multifacetados que visam nossa soberania continuam ininterruptos.

O MUNDO DIPLOMÁTICO