Embaixada do Cazaquistão celebra 30 anos de Independência em evento na Capital Federal

Delegação ministerial do Cazaquistão visita Brasília e 3 eventos importantes fomentam as relações bilaterais



Oportunidades de investimento e comércio do Cazaquistão apresentadas à comunidade empresarial brasileira

No âmbito da visita de trabalho do Vice-Ministro das Relações Exteriores da República do Cazaquistão Almas Aidarov à República Federativa do Brasil, foi realizada uma apresentação das oportunidades de investimento e comércio do Cazaquistão para negócios locais realizada com a participação do representante do “Kazakh Invest” Galymzhan Mataev e do Presidente das Câmaras Comercial e Industrial “Brasil-Cazaquistão” Cassiano Pereira Viana.

Na abertura do evento, o Embaixador do Cazaquistão Bolat Nussupov a representou ao público o estado atual e as perspectivas da interação econômica entre o Cazaquistão e o Brasil, focando em interesse existente na cooperação na indústria de mineração e no complexo agroindustrial.

Por sua vez, o Vice-Ministro das Relações Exteriores da República do Cazaquistão, Almas Aidarov, destacou sobre o potencial comercial, econômico e de investimento do Cazaquistão, bem como sobre medidas governamentais para aprofundar e expandir a cooperação bilateral, em particular no âmbito da creação dos Comite de Negócios Cazaques-Brasileiros sob a co-presidência do Centro de Indústria e Exportação do Cazaquistão “QazIndustry” e da Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI) e do Grupo de Trabalho Interdepartamental sobre Comércio e Economia.



Durante o evento, o representante da “Kazakh Invest” Galymzhan Mataev falou detalhadamente sobre a política de investimentos do Cazaquistão, medidas tomadas para melhorar o clima de investimento e novas ferramentas de apoio a potencializar investimentos, e também apresentou propostas de investimentos para empresas brasileiras.

Ao final do evento, o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Cazaquistão Cassiano Pereira Viana se destacou sobre o comércio bilateral nos últimos anos, apresentou o potencial comercial e de trânsito de nosso país, bem como grupos de commodities promissores de produtos do Cazaquistão para exportação para o mercado local.

O evento contou com a presença de representantes de mais de 30 empresas brasileiras que atuam em setores da economia como mineração, energia, agricultura e produção industrial.

Paralelamente ao evento, ocorreu o encontro bilateral entre Almas Aidarov e a liderança da maior empresa brasileira na área de equipamentos elétricos industriais WEG. As partes discutiram as atividades da empresa no Cazaquistão, bem como a possibilidade de sua expansão, incl. lançando um centro de serviços e localizando uma fábrica de equipamentos elétricos. Almas Aidarov também negociou com o candidato a cônsul honorário da República do Cazaquistão no centro econômico da América do Sul – o estado de São Paulo Graziano Messana, que é o diretor-geral da GM Venture, que administra ativos de mais de 50 empresas. Durante a reunião, orientações apropriadas foram fornecidas para a implementação de projetos de investimento e comércio na República do Cazaquistão.

Apresentação do livro do Primeiro Presidente do Cazaquistão – Elbasy «Caminho do Cazaquistão»



Оcorreu a apresentação da edição brasileira do livro do Primeiro Presidente da República do Cazaquistão – Elbasy Nursultan Nazarbayev «O Caminho do Cazaquistão». A publicação é cronometrada para o 30º aniversário da Independência do Cazaquistão e o Dia do Primeiro Presidente de nosso país.

O evento contou com a presença de representantes do Congresso Nacional, Ministério das Relações Exteriores, titulares da Biblioteca Nacional do Brasil, chefes de missões diplomáticas e organismos internacionais credenciados no Brasil, especialistas de instituições acadêmicas, além da mídia local.

Em seu discurso, o Ministro Adjunto das Relações Exteriores da República do Cazaquistão Almas Aidarov, observou a singularidade do livro Elbasy na véspera da celebração do 30º aniversário da Independência do Cazaquistão. Também foi observado que no livre fala sobre os momentos mais difíceis e brilhantes da história moderna do Cazaquistão e revela passos significativos em direção à formação de um jovem estado independente. O diplomata cazaque também informou sobre as principais conquistas do Cazaquistão ao longo de 30 anos de independência, prestando atenção especial ao papel histórico do Primeiro Presidente da República do Cazaquistão – Elbasy Nursultan Nazarbayev na formação e fortalecimento do Estado do Cazaquistão. Além disso, a continuidade do curso de Elbasy foi observada, o que se refletiu na implementação de reformas políticas e econômicas do Presidente do Cazaquistão Kassym-Zhomart Tokayev.



Especialistas brasileiros demonstraram grande interesse pela história da formação do Cazaquistão independente, destacando que todos os sucessos do país estão indissociavelmente ligados ao nome de Nursultan Nazarbayev, avaliando positivamente a continuidade da política de reformas conduzida pelo Presidente do Cazaquistão Kassym-Jomart Tokayev. Também foi observado que, ao longo dos anos de independência, o Cazaquistão alcançou sucesso significativo na política, economia, na formação de um modelo bem-sucedido de relações interétnicas e inter-religiosas, bem como na condução de uma política externa construtiva. Os participantes brasileiros desejaram mais sucesso ao Cazaquistão no fortalecimento de sua independência.

Celebração do 30º aniversário da Independência República do Cazaquistão aconteceu no Brasil



Em um dos mais prestigiosos e reconhecíveis salões da capital brasileira “Espaço da Corte”, foi realizada recepção oficial por ocasião dos 30 anos da Independência da República do Cazaquistão, organizada pela Embaixada do Cazaquistão neste país sul-americano.

O evento contou com a presença de representantes da Administração Presidencial, do Congresso Nacional, chefes de órgãos governamentais do Brasil, importantes empresas brasileiras, incluindo Embraer, Vale e Taurus, chefes de missões diplomáticas e organismos internacionais credenciados no Brasil, especialistas de instituições acadêmicas e locais jornalistas.



О Embaixador do Cazaquistão Bolat Nussupov, observand a meta estratégica do país de se juntar aos 30 países mais desenvolvidos do mundo até 2050, com base na garantia do crescimento econômico, melhoria do bem-estar dos cidadãos e implementação de um política estrangeira multivetoral, enfatizou o desenvolvimento progressivo da cooperação do Cazaquistão com o Brasil em vários setores.

O Presidente do Grupo de Amizade Cazaquistão-Brasil, Senador do Congresso Nacional do Brasil Chico Rodriguez, em seu discurso de boas-vindas, parabenizou os Cazaquistão pelo Dia da Independência, destacando seu significado histórico. Ele apreciou muito as transformações políticas e econômicas no Cazaquistão, o crescimento da autoridade internacional e o fortalecimento do papel de nosso país como um ator importante na comunidade internacional, aderindo à ideia de desenvolvimento, reaproximação e paz.



Durante a recepção, os convidados puderam ver uma exposição de fotos e vídeos demonstrando as paisagens naturais e arquitetônicas do Cazaquistão, bem como os livros publicados no Brasil pelo Primeiro Presidente da República do Cazaquistão – Elbasy Nursultan Nazarbayev “A Era da Independência”, “Caminho do Cazaquistão” e outras informações e materiais de imagem dedicados ao 30º aniversário da Independência do Cazaquistão.

O evento foi acompanhado pela apresentação musical dos artistas da Filarmônica do Estado Brasileiro de obras de clássicos mundiais e do Cazaquistão, incluindo obras como “Qozimnin Qarasy”, “Menin Elim”, “Dudaray”, além de tratar de pratos nacionais do Cazaquistão durante a recepção.



O MUNDO DIPLOMÁTICO