Embaixador Edi Yusup concede entrevista ao Brasilia in Foco

Edi Yusup, novo Embaixador da República da Indonésia no Brasil concedeu entrevista exclusiva para o Brasília in Foco em sua Residência Oficial . O Embaixador do país de 260 milhões de habitantes e mais de 17 mil ilhas apresentou suas cartas credenciais para o Presidente Jair Bolsonaro no último dia 4 de junho.

Envio ao Brasil

O Embaixador destacou a honra de ter sido nomeado para o posto no Brasil, considerando que o país é um dos 16 parceiros estratégicos da Indonésia. Yusup diz que gosta do Brasil e vê muitas similaridades entre o país e sua terra natal. Segundo ele, a Indonésia tem a sua própria “floresta Amazônica” na Ilha de Kalimantan (Bornéu). Além disso, concorda que os brasileiros são parecidos com os indonésios por serem muito amigáveis, calorosos e sorridentes.

Economia:

No âmbito econômico, o Embaixador Yusup pretende intensificar o intercâmbio comercial entre o seu país e o Brasil, buscando novos parceiros e ampliando a gama de produtos importados e exportados. Segundo o Embaixador, ainda há muito potencial entre os dois países para ser explorado: os dois países têm populações expressivas e estão entre as maiores economias do mundo. O governo indonésio busca oportunidades de comércio para intercâmbio de carne e peixe, por exemplo.

Indonésia e Mercosul



 O Embaixador nos contou que deseja avançar as discussões sobre o Tratado de Livre-Comércio entre a Indonésia e o Mercosul, que irá facilitar ainda mais a circulação de produtos entre nossos países e mostrou seu interesse em aumentar a presença da Indonésia no Brasil e aumentar o fluxo de pessoas entre os dois países ao estabelecer mais rotas aéreas, como por exemplo São Paulo-Jakarta ou Paramaribo-Jakarta.

Cultura:

Na área cultural,  Edi Yusup falou do desenvolvimento da infraestrutura de diversas ilhas do país no intuito de aumentar a capacidade turística, mencionando que os indonésios estão “criando” mais 10 Bali espalhadas pelo país ele acredita que o intercâmbio cultural pode gerar bons frutos na cooperação econômica entre os dois países.

No término da entrevista, o Embaixador Edi Yusup falou sobre a diversidade linguística, étnica e religiosa na Indonésia: no país existem mais de 300 grupos étnicos, 700 línguas nativas e a maioria muçulmana do país, que corresponde a cerca de 80% da população, convive em grande harmonia com as comunidades budistas, cristãs e de outras religiões. Explicou também sobre o aumento da presença feminina no mercado de trabalho do país, que tem criado leis para equiparar a diferença entre homens e mulheres nos postos de trabalho. Segundo ele, cerca de 60% dos diplomatas indonésios são mulheres.

O Embaixador Yusup também convidou a todos para participar do Bazar Gastronômico e Cultural dos Países da ASEAN, que será realizado nos jardins da Embaixada da Indonésia (SES 805) no próximo dia 22/06, das 11:00 às 15:00.

O MUNDO DIPLOMÁTICO