Embaixadora da França no Brasil foi anfitriã do evento “Mulheres no Esporte”

A Embaixadora da França no Brasil, Brigite Collet foi a anfitriã do evento “Mulheres no Esporte” que aconteceu no Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Na presença de várias atletas campeãs olímpicas e autoridades do esporte a diplomata explicou sobre a diplomacia feminista da França, pontuando também sobre a importância e valores do esporte.



Seguem alguns trechos do discurso:

“A França defende a igualdade entre mulheres e homens em seu território, mas também no exterior, graças à uma diplomacia engajada, feminista.

Vetor de desenvolvimento pessoal, mas também de sociabilidade e até de coexistência pacífica entre as nações, o esporte é um setor estratégico dentro de nossas sociedades, particularmente no campo da igualdade entre mulheres e homens. Porque a participação das mulheres nos esportes e sua visibilidade nas modalidades esportivas continua a ser um desafio.

A França atua internacionalmente para colocar o esporte a serviço da igualdade de gênero. Dessa maneira, nosso país deseja que os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 contribuam para promover a igualdade entre homens e mulheres.

Foi na França, durante os Jogos Olímpicos de Paris em 1900 (mil e novecentos), que as mulheres participaram pela primeira vez das disputas. Embora o número tenha sido modesto – 6 (seis) atletas entre 1.066 (mil e sessenta e seis), e limitado ao tênis e golfe – essa data se mantém importante na história do esporte.

Já no começo, as autoridades desconfiaram da abertura dos jogos para as mulheres. O Comitê Olímpico Internacional (COI) jugou esse tipo de competição até como “desinteressante, sem graça e incorreta”! Apesar de tudo, a participação feminina nas Olimpíadas aumentou de 2% em 1912 para quase 49% nas Olimpíadas de Tóquio. Os Jogos de Paris vão respeitar a paridade perfeita pela primeira vez.”

Todas as atletas presentes interagiram com o grupo de debate e vale destacar também a presença do embaixador da União Europeia em Brasília Ignácio Ibanez, as participantes destaque foram:

  • Amanda Bueno Netto Simeão Rodrigues, esgrimista. Participou dos Jogos Olímpicos de 2016;

  • Jady Martins Malavazzi, campeã paraolímpica de ciclismo;

  • Luisa Parente, ginasta multimedalhista e Secretária Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem;

  • Mariana Miné, Diretora da Confederação Brasileira de Rugby. Como mediadora, Gabriela Moreira, jornalista especializada na cobertura esportiva, repórter e apresentadora do SporTV. Entre os convidados para assistir ao debate, um público formado por atletas e ex-atletas, dirigentes esportivos, ONGs e agentes públicos da área do esporte.

Embaixadora Brigite Collet e convidadas

Após as apresentações e roda de conversa foi servido um coquetel aos convidados.

O MUNDO DIPLOMÁTICO