Finlândia 101

No último dia 6 de dezembro a Finlândia completou o 101º Aniversário de sua Independência, ocorrida em 1917. Diversas paradas, recepções e reuniões familiares acontecem no país para comemorar o Dia da Independência (Itsenäisyyspäivä em finlandês).


A Finlândia é um país localizado no Norte da Europa, e tem fronteiras com Rússia, Suécia e Noruega. No país vivem cerca de 5 milhões de pessoas, a maioria concentrada na região Sul e na capital, Helsinki. A Finlândia possui excelentes níveis de desenvolvimento humano, econômico e social e o sistema educacional finlandês é reconhecido como o melhor do mundo. O finlandês e o sueco são as duas línguas oficiais do país, além da língua indígena sami. A Finlândia é membro da União Europeia desde 1995, sendo também membro do Conselho do Ártico e de outros organismos internacionais.


Paisagem da Lapônia.

A Finlândia é conhecida por suas lindas paisagens da Lapônia, região de onde vem o Papai Noel. Além disso, os finlandeses são grandes amantes das saunas - para se ter ideia, há cerca de 3 milhões de saunas no país - e dos milhares de lagos (cerca de 187 mil) distribuídos em todo o seu território. A Finlândia possui também grande influência na música clássica, na figura de Jean Sibelius, que se inspirou nos poemas nacionais finlandeses para compor suas obras, como o Kalevala, conjunto de poemas épicos escrito em 1848, importantíssimo para o surgimento do sentimento nacional finlandês.


Uma das figuras centrais do período foi a de Pehr Evind Svinhufvud, regente da Finlândia entre 1917 e 1918, que havia sido deportado à Sibéria após a anexação total da Finlândia pelo Império Russo em 1914. Retornando à sua terra natal após a abdicação do czar, Svinhufvud foi eleito chefe do Governo Provisório. Depois de vários desacordos entre as partes sobre quem teria poder após a independência, o Senado liderado por Svinhufvud, declara a independência em 4 de dezembro de 1917. A independência será adotada pelo Parlamento dois dias depois, no dia 6 de dezembro.


Em Brasília, a Embaixada da Finlândia celebrou a data para a comunidade finlandesa, convidados e amigos. A tradicional carne de rena, típica da Finlândia, foi um dos pratos mais apreciados. O Embaixador Jouko Leinonen pontuou em seu discurso sobre o aumento das visitas de alto nível entre o Brasil e a Finlândia, além do fortalecimento dos laços culturais, a exemplo do aniversário de 90 anos da colônia finlandesa de Penedo e de 90 anos das relações diplomáticas que serão comemorados em 2019. Para o Embaixador, que já havia trabalhado no Brasil no início dos anos 2000, o Brasil mudou muito. Ele espera que os anos seguintes possam abrir mais oportunidades nas relações entre os dois países.


O Presidente Sauli Niinistö e a Primeira-dama, Jenni Hauiko. Foto de: Juhani Kandell.

Na Finlândia, a cada ano, o Presidente da República organiza um jantar de gala para cerca de 2000 convidados. O evento é transmitido pela televisão e o país para para assisti-lo. A cada ano, diversas personalidades são escolhidas a dedo pelo Presidente, sendo reconhecidas por seu trabalho ou atividades feitas ao longo do ano. Em 2018, o tema do jantar foi inspirado no meio ambiente. Dentre os convidados, haviam aqueles que se esforçaram para a promoção da sustentabilidade e do meio ambiente. Além disso, foram servidos pratos feitos com produtos orgânicos e de produção local, e a música tocada durante o evento tinha como tema "natureza".


Hyvää itsenäisyyspäivää, Suomi!

O MUNDO DIPLOMÁTICO