Mensagem do Ministro de Relações Exteriores da Sérvia Nikola Selakovic



Por ocasião da Data Nacional da República da Sérvia, os prédios da Biblioteca Nacional do Brasil Leonel de Mura Brizola e do Museu Nacional da República de Honestino Guimarães serão iluminados com as cores da bandeira da Sérvia.


Mensagem do Ministro Nikola Selakovic:


Nada do que temos hoje existiria sem o que aconteceu em Sretenje em 1804, no vale de Marićević perto de Topola. Aquele momento tornou possível a nós mesmos e ao nosso Estado devido ao heroísmo de nossos ancestrais e sua consciência de que a liberdade é mais importante que tudo.


E assim como os insurgentes de Karadjordje se reuniram para lutar pela liberdade e pela ressurreição do Estado sérvio, devemos estar unidos como nação hoje, na luta pela Sérvia do futuro. Devemos isso aos nossos antepassados, mas sobretudo aos nossos descendentes.


Hoje, a Sérvia está entre as economias que mais crescem na Europa. Fizemos dela um país de estradas rápidas, economia forte e tecnologias modernas. Depois de anos de estagnação e atraso, alcançamos o mundo e nos tornamos o motor do desenvolvimento de toda a região.

O número de amigos da Sérvia está crescendo, e aqueles que nem sempre estavam tão dispostos a nos ouvir sobre nossos interesses estatais e nacionais no passado, estão prontos para nos ouvir hoje, o que é resultado de esforços notáveis que a Sérvia fez para assegurar isso, como um Estado democrático de sucesso.


O simbolismo de Sretenje não é algo que deve nos fazer sentir superiores como nação, mas certamente é uma razão para não nos sentirmos menos valiosos do que alguns outros em nosso ambiente imediato ou distante.


A Sérvia e o povo sérvio hoje são igualmente amantes da liberdade e têm o mesmo desejo de organizar sua sociedade com base nas conquistas mais avançadas da civilização. Somos obrigados a fazer isso pelos inúmeros sacrifícios de nossos compatriotas que construíram suas vidas nas bases deste Estado – para que nosso povo seja independente em seu próprio país, para que cresça e prospere.


Neste grande dia, lembramos nossos gloriosos ancestrais, todos aqueles que deram suas vidas pela existência da Sérvia, e prometemos viver para torná-la melhor e mais bem-sucedida todos os dias.


Nossa luta hoje precisa ser democrática, nossas pistolas e sabres serão conhecimento e trabalho duro, e nossa munição a nossa unidade e paciência. Estabilidade e paz são os requisitos do nosso sucesso.


Vamos nos encontrar do dia de Sretenje pela nossa Sérvia, um país de pessoas trabalhadoras e bem-sucedidas, do qual nossos gloriosos ancestrais se orgulhariam e que nossos filhos amarão e lutarão com todos os seus corações.

O MUNDO DIPLOMÁTICO