Ministra Conselheira da União Europeia recebe o Título de “Diplomata do Ano”



A Ministra Ana Beatriz Martins é diplomata de carreira e no ano de 2021 teve uma interação com jornalistas brasileiros na Embaixada da Bélgica, explicando pontos importantes da União Europeia ligados à liberdade de imprensa, a democracia e o jornalismo. Na ocasião estavam presentes jornalistas locais e também que trabalham em grandes veículos como Jornal O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasilia, Metropoles, CNN Estadão.

A Abrajinter ( Associação Brasileira de Jornalistas da Área Internacional e Diplomática) concedeu a ela, o titulo de Diplomata do Ano. Ana , foi a primeira e a única Diplomata a receber a honraria das mãos da Presidente Fabiana Ceyhan do vice-presidente Ueliton Melo, é do membro do Conselho diretor, Milton Atanazio, no dia 17 de fevereiro na sede da Delegação da União Europeia em Brasília.

No ano passado 4 Embaixadores receberam o Título de” Embaixador do Ano”.

PT

A Ministra Conselheira Ana Beatriz Martins é Chefe de Delegação Adjunta da União Europeia no Brasil desde setembro de 2019. Ao longo da sua carreira diplomática serviu em várias Direções geográficas do Serviço Europeu de Ação Externa e na Direção Geral de Relações Externas como Chefe de Divisão Adjunta, nomeadamente na região do Mercosul, com foco no Brasil, África Oriental, Sul da Ásia e ex-Repúblicas Soviéticas. Serviu em postos diplomáticos na Tailândia e na República da Coreia como Conselheira Política. Tirou um mestrado em Ciência Política pela Universidade de Freiburgo na Alemanha e pós-graduação em Estudos Europeus pelo Colégio de Europa de Bruges, Bélgica. A Ministra tem nacionalidade portuguesa e alemã e é casada e mãe de três filhos.

EN

Minister Counsellor Ana Beatriz Martins is the Deputy Head of Delegation of the European Union to Brazil since September 2019. Along her diplomacy career she served in various geographical Directorates of the EU European External Action Service and Directorate General for External Relations as Deputy Head of Division and as Policy Officer, dealing with the Mercosur region, with a focus on Brazil, East and Horn of Africa, South Asia and the Former Soviet Union. She served in the EU Delegations to Thailand and South Korea as Political Counsellor. She completed Master studies at the Freiburg University in Political Science and a post-graduate degree in European Studies at the College of Europe in Bruges. Mrs. Martins is a Portuguese/German national and married with three children.

O MUNDO DIPLOMÁTICO